Saúde

Sem fila para oncologista e radioterapia

Espera acabou em fevereiro, após a realização de força-tarefa entre o Executivo, o Ceron e o HE/UFPel

Infocenter -

A prefeitura, por intermédio da Secretaria de Saúde (SMS), confirmou que zerou a fila de espera para radioterapia e consultas com oncologista-clínico e cirurgião-oncológico. Desde fevereiro, não há pacientes que não sejam atendidos, após a realização de força-tarefa envolvendo o Executivo municipal, o Centro de Radioterapia e Oncologia da Santa Casa de Misericórdia de Pelotas (Ceron) e o Hospital-Escola da Universidade Federal de Pelotas (HE/UFPel).

Para a prefeita Paula Mascarenhas (PSDB), trata-se de uma conquista importante ao município e aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) da cidade. “As filas na oncologia nos preocupavam muito, afinal é um setor que lida com uma doença grave. Essa mudança vai significar, em muitos casos, a preservação de vidas, objetivo final de quem nele atua”, observa.

Paula também agradece a união de esforços dos parceiros que, articulados pela SMS, criaram um marco positivo na saúde pública pelotense. “É um fato a ser comemorado e nos dá mais responsabilidade para, no futuro, manter-se o nível de organização, considerando-se o contingente total dos usuários do SUS”, diz a prefeita.

Conforme a secretária de Saúde, Roberta Paganini, a melhoria da área era crucial, já que o tempo menor entre o diagnóstico e o início do tratamento da enfermidade torna-se fundamental à recuperação dos enfermos. “Eliminar qualquer tipo de demora nos dá um sentimento de dever cumprido com quem se trata pelo SUS. Uma realização que nos enche de satisfação, além de abrir espaço para outros avanços positivos”, avalia a secretária. Roberta ressalta que o programa Saúde Ativa, lançado no começo de fevereiro pela prefeitura e iniciado em março, vai satisfazer as necessidades da população em outras segmentos da saúde, tais como cirurgias de traumatologia, exames de tomografia e atendimento com especialistas em consultórios.

Entenda o agendamento

A última agenda de consultas foi disponibilizada pelos hospitais em 20 de fevereiro e todos os pacientes, que aguardavam vagas até esta data, conseguiram marcá-las. Quem entrou no cronograma após o dia 20, deverá ter atendimento ou procedimento definidos a partir de 20 de março, quando o próximo calendário da oncologia será aberto.

A SMS, adicionalmente, se esforça a fim de que, até a metade de março, ninguém fique sem assistência de saúde com o oncologista-clínico ou o cirurgião-oncológico, tampouco sem a radioterapia devidamente marcada - dependerá, também, da liberação de mais algumas vagas nas instituições da cidade. Mensalmente ingressam entre 80 e cem pacientes no sistema de oncologia municipal, somando-se aos que já estão em processo terapêutico.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

À procura de álcool gel Anterior

À procura de álcool gel

Uma tradição presente desde 1895 Próximo

Uma tradição presente desde 1895

Deixe seu comentário